Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

Termoacumulador solar Latento XXL, com tecnologia de estratificação por temperatura

Termoacumulador solar Latento XXL, com tecnologia de estratificação por temperatura

A eficiência é o fator decisivo para a eficácia de um sistema solar térmico. E aqui, o termoacumulador estratificado LATENTO tem quatro características essenciais, que, juntas, garantem a máxima eficiência e o máximo do seu sistema de aquecimento solar.

1. Estratificação por temperaturas

A estratificação estável das temperaturas da água armazenada no termoacumulador garante, no caso de utilização como suporte para o aquecimento, a temperatura da água quente sanitária é mantida na parte superior do acumulador. A saída para o aquecimento de água quente sanitária estará, desta forma, sempre disponível.

Quando a funcionar como apoio ao aquecimento (através do permutador na área central), a temperatura de água quente sanitária (AQS) é, desta forma, mantida.

Por outro lado, este sistema de estratificação estável das temperaturas da água garante ainda uma carga rápida de água quente a 70°C (em apenas 30 minutos) de um sistema solar térmico.

A zona de permuta solar mantém-se fria mesmo durante o suporte para o aquecimento, de modo a que continue a ser possível obter rendimento do sistema solar.

 

2. Grande qualidade no isolamento

O acumulador LATENTO XXL possui 3 camadas de isolamento (PP / PUR / PP), uma clara vantagem face aos convencionais termoacumuladores em aço, que têm que ser isolados posteriormente.

Além disso, o termoacumulador não dispõe das convencionais ligações laterais ou inferiores, que levam a perdas de calor (ou pontes térmicas). As perdas de temperatura no acumulador LATENTO XXL são de apenas 0,1K/h, a que corresponde a uma perda de energia térmica de 63W.

 

3. Alto rendimento

Com um rendimento de carga contínua de 247 l (temperatura de armazenamento de 65°C, sem reaquecimento), caudal contínuo de 1220 l/h (85° C de reaquecimento) e capacidade de acumulação máxima de 54kWh, o LATENTO XXL garante um elevado conforto e, ao mesmo tempo, uma disponibilidade mais rápida. Num dia de sol pode obter-se água quente sanitária em apenas 30 minutos de carga solar. Em contrapartida, para aquecer o conteúdo de um termoacumulador em aço, de maior capacidade e a temperaturas aceitáveis, é necessária muito mais energia solar e, consequentemente, uma maior área de coletores solares.

 

4. Dimensões compactas

As suas medidas compactas - apenas 78 x 78 x 158 cm (0,61 m de área na base e diagonal de 176 cm) – tornam o LATENTO XXL a solução ideal para reabilitação de edifícios antigos e, simultaneamente para instalações em espaços pequenos. Este seu tamanho, aliado à pegas, torna o seu transporte muito mais fácil e cómodo, passando em qualquer porta interior ou exterior de uma habitação.

MAIS VANTAGENS DO DEPÓSITO DE ESTRATIFICAÇÃO LATENTO XXL

Além destas quatro características altamente distintivas, o Latento XXL distingue-se ainda pelas seguintes características:

·       O desenho do permutador de AQS permite um pré-aquecimento da água potável, ao mesmo tempo que arrefece a seção inferior do acumulador. O sistema LATENTO funciona mesmo com baixo rendimento solar;

·       Acumulação utilizável até 85° C;

·       Material latente como "turboacumulador" para incremento da potência disponível;

·       Ecrã digital com indicação da temperatura e do nível de enchimento;

·       O LATENTO é o primeiro acumulador de energia solar a ser distinguido com o símbolo ambiental "Der Blaue Engel" (O Anjo Azul), prémio de eficiência energética e excelência ambiental.

O Latento XXL é uma solução da IVT (Installations- und Verbindungstechnik GmbH & Co. KG), parceira da Sanitop e conhecida internacionalmente pelos seus produtos inovadores nas áreas da engenharia em canalização e aquecimento. Fundada em 1994, a empresa que é membro do Grupo internacional Würth internacional, tem como filosofia a realização de inovações de alto nível técnico. Os muitos anos de experiência em tecnologia de plástico e as inúmeras referências nacionais e internacionais demonstram a alta qualidade dos produtos da IVT.

 

Disponível sob encomenda, todas as informações sobre esta solução estão disponíveis junto da equipa comercial Sanitop e Centros de Atendimento a Profissionais.