Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

Resultados de impacto da Teach For Portugal em 2023

Resultados de impacto da Teach For Portugal em 2023

A Teach For Portugal, projeto apoiado pela Sanitop desde o primeiro momento, apresentou, no início deste ano, os resultados de impacto da sua ação em 2023, no Auditório do Colégio Efanor, no Porto. A Sanitop marcou presença neste evento, que contou com a participação especial de António Horta Osório, Pedro Cunha (DGE), Paulo Azevedo (SONAE), José Pena do Amaral (Fundação "la Caixa" e BPI), entre outros.

Esta iniciativa já acompanhou, desde 2019, mais de 19 mil alunos, em 63 escolas do país, espalhadas por 40 municípios. Só durante este ano letivo, a mentoria está a agir sobre mais de 6 mil alunos em sala de aula através de 70 mentores que estão presentes em 48 escolas. E, de acordo com o Relatório de Impacto do programa, no ano letivo de 2022/2023, a colaboração dos mentores da organização traduziu-se num impacto positivo nas notas dos alunos, acelerando a redução das negativas em 51% nas turmas acompanhadas, em comparação com as turmas sem esta colaboração.

O acesso à educação em Portugal é para todos, mas a taxa de reprovação dos alunos de meios mais desfavorecidos é cinco vezes superior à dos alunos provenientes dos melhores contextos sociais. Agir sobre este problema, para diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades com impacto efetivo nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro é o grande objetivo da “Teach For Portugal”, organização portuguesa sem fins lucrativos.

Esta organização integra a rede internacional Teach For All que atua há mais de 30 anos em 59 países. Recruta pessoas – mentores – de várias áreas profissionais para integrarem o Programa de Desenvolvimento de Liderança e serem aliados de uma escola durante 2 anos letivos com a função de acompanhar um ou mais professores, atuando em sala de aula, dinamizando ações adequadas às necessidades específicas de desenvolvimento dos alunos.

Conheça todos os resultados deste projeto em Portugal aqui: https://teachforportugal.org/avaliacao-de-impacto