Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

Teletrabalho em Conforto – Como os trabalhadores remotos podem ter bem-estar em casa?

Teletrabalho em Conforto – Como os trabalhadores remotos podem ter bem-estar em casa?

Em 2020, o teletrabalho passou a fazer parte do quotidiano de muitos portugueses. Mais do que um luxo, a Covid-19 fez com que o trabalho remoto, se tornasse uma necessidade para muitos profissionais, habituados ao escritório como espaço natural de trabalho.

Muitos trabalhadores tiveram de se adaptar a esta nova realidade de concentração e produtividade em casa, enquanto tomam conta dos filhos ou resistem à tentação de ver mais um episódio na Netflix.

Para além do óbvio conforto postural na cadeira de escritório em casa, é necessário que tenham um escritório doméstico com conforto térmico, sossego e qualidade de ar, para que seja possível manter o foco nas tarefas laborais.

Pensámos em 5 oportunidades para o seu trabalho ter impacto no dia-a-dia dos trabalhadores à distância e assegurar um escritório doméstico produtivo e alegre, a pensar em qualidade de vida, com níveis ótimos de concentração.

Manter a Casa Aquecida

É essencial que a temperatura do escritório esteja amena para que o bem-estar do trabalhador fique assegurado. Por que não sugerir a instalação de um aparelho de ar condicionado, ou um sistema de climatização, para regular a temperatura do escritório doméstico, para que o profissional trabalhe num ambiente aquecido de forma económica e amiga do ambiente.

Qualidade do Ar

Trabalhar em casa com ar purificado? O ideal, para muitos trabalhadores remotos, é trabalhar no exterior, com sol e ar puro.

Para os que não se podem dar a esse luxo, pode sugerir a compra de um sistema de ventilação doméstica, como uma boa opção para prevenir alergias, evitar odores indesejados e até ter uma casa mais eficiente a nível energético.

Alimentação e Hidratação

Seja no escritório, ou em casa, trabalhar sentado oito, nove ou mais horas por dia pode trazer problemas de coluna, entre outras maleitas do sedentarismo laboral forçado.

O trabalho remoto tem também a desvantagem de ser efetuado demasiado perto da cozinha, causando a tentação de comer mais que o necessário.

Estar em casa é também sinónimo de poder preparar refeições leves, frescas e saudáveis, rapidamente e na hora de almoço.

É também essencial que o trabalhador remoto se hidrate, bebendo entre 1,5 a 2 litros de água por dia (dependendo da estrutura e da atividade física). Por que não propor a compra de um filtro de água doméstica para os trabalhadores remotos beberem água mais saudável?

Um simples filtro de água para a torneira da cozinha permitir-lhe-á eliminar grande parte dos contaminantes e impurezas da água, e até remineralizá-la com magnésio, um mineral essencial para a saúde renal.

Pausas e Diversão

Para ser eficiente, o trabalho em casa, tem de ser conjugado com pausas relaxantes, para esticar a coluna e arejar as ideias.

Se for possível gerir o horário laboral, é indispensável que esta gestão seja um relógio suíço, para começar numa hora certa e acabar noutra, isto para: Amigos, amigos, trabalho à parte.  

No fim do dia de trabalho, o trabalhador remoto também precisa de momentos de relaxamento. Seja num duche reconfortante, ou na piscina lá de casa com amigos, o instalador profissional pode assegurar este importante momento de descanso.