Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

Taxa de IVA Reduzido para Bombas de Calor

Taxa de IVA Reduzido para Bombas de Calor

No seguimento das disposições estabelecidas pelo Artigo 244.º do Orçamento de Estado para 2024, conforme aprovado pela Lei n.º 82/2023, de 29 de dezembro, foi efetuada uma modificação relevante no âmbito do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA). Esta alteração diz respeito à redação da verba 2.37 da lista I anexa ao código do IVA, que incide sobre a aplicação das taxas reduzidas de IVA.

Conforme o mencionado artigo, a taxa reduzida de IVA passa a aplicar-se à "aquisição, entrega e instalação, manutenção e reparação de aparelhos, máquinas e outros equipamentos destinados exclusiva ou principalmente à captação e aproveitamento de energia solar, eólica e geotérmica e de outras formas alternativas de energia."

Tendo em conta esta atualização legislativa e considerando que as Bombas de Calor se enquadram nos produtos aerotérmicos, informamos qua a Sanitop já procedeu à alteração da taxa de IVA aplicada a todas as Bombas de Calor (no caso da energia solar, já foi alterado anteriormente). A partir de agora, será aplicada a taxa reduzida de IVA de 6% em Portugal Continental e de 5% na Região Autónoma da Madeira a estes produtos, em conformidade com as disposições legais em vigor.

Esta medida visa não só promover a utilização de fontes de energia renováveis e sustentáveis, como também proporcionar um incentivo adicional aos consumidores interessados em adquirir e instalar sistemas de aquecimento e refrigeração baseados em tecnologias a energias renováveis.

Assim, reiteramos o nosso compromisso em acompanhar de perto as alterações legislativas pertinentes e em proporcionar aos nossos clientes produtos e serviços alinhados com as melhores práticas ambientais e económicas.

Para mais informações sobre esta alteração e para conhecer a nossa gama de Bombas de Calor e Energia Solar, convidamos os nossos clientes a entrarem em contacto connosco através dos nossos canais habituais de comunicação.