Sanitop, empresa nascida há 25 anos em Viana do Castelo, assinalou a data do seu aniversário, no passado dia 5 de abril, com um concerto ao piano do maestro António Victorino d´Almeida. Uma noite memorável de música que evidenciou a excelente forma artística e até física do maestro, na qualidade de pianista. Um arrojado e longo improviso que cativou uma sala completamente lotada, seguido de dois mais curtos, em agradecimentos sucessivos à reação do público.
Uma cerimónia muito breve precedeu o concerto, aberto a quem quis assistir e obteve o respetivo bilhete gratuito no próprio Teatro. Apenas a lotação limitou entradas. O diretor geral e fundador da empresa, Johan Stevens, num pequeno discurso emotivo, relembrou que tudo tinha começado em Viana com um projeto que inicialmente funcionou apenas com duas pessoas. Cresceu gradual e sustentadamente, expandindo-se para todo o país, com uma rede de lojas nacional do Minho ao Algarve, e, mais recentemente, noutros países de língua portuguesa também. Hoje emprega 180 trabalhadores. Nas suas palavras destacou a importância da equipa que o acompanha: “eles são a chave deste sucesso e sem esta equipa nada disto teria acontecido.” Sobre o orgulho pelo facto de grande parte dos seus quadros serem compostos por pessoas da região, disse que “Isto prova que é possível ser líder nacional, sem estar em Lisboa ou no Porto”.
Em representação do município, o vereador Luís Nobre, deixou o seu próprio testemunho do que tem acompanhado em diversas iniciativas desta empresa e da grande qualidade que verifica em todas as situações. Deu nota do orgulho que o concelho tem pela Sanitop ter crescido a partir de Viana, com pessoas locais e por continuar a ter no concelho as suas principais estruturas.
Em relação ao futuro, Johan Stevens mostra-se confiante de que “O grande desafio é a digitalização da economia. Sabemos a rapidez com que as coisas mudam devido à tecnologia. Os próximos 5 anos terão uma evolução muito mais célere que os últimos 25.”
Veja o vídeo do seu improviso aqui.