Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

Dia Mundial da Água: 5 soluções Sanitop para poupança e tratamento de água

Dia Mundial da Água: 5 soluções Sanitop para poupança e tratamento de água

O dia mundial da água surge devido à necessidade de alertar toda a sociedade para a poupança deste recurso imprescindível à sobrevivência do ser humano. Por isso, hoje a Sanitop propõe olharmos para 5 soluções que podem ajudar neste sentido:

1 – Tratamento de Água
A água é um bem cada vez mais escasso. A utilização de sistemas que nos permitam o consumo da água que chega a nossas casas começa, por isso, a ganhar importância.
Estamos aqui a falar de filtros domésticos que podem ser utilizados não só em água para consumo humano, como também em equipamentos, como por exemplo a máquina da roupa ou da louça, ajudando a prolongar o seu tempo de vida e a evitar avarias provocadas pelo calcário ou outros minerais ou detritos presentes na água.
Nos filtros domésticos para água para consumo humano existem atualmente várias opções, inclusive uma solução que, além de filtrar, enriquece a água com magnésio, mineral com diversos benefícios para a saúde.
Ao recorrer a este tipo de soluções estamos também a diminuir o consumo de água engarrafada que, mesmo sendo armazenada em materiais recicláveis, como é o caso do plástico, provocam uma elevada poluição.

2 – Redutores e Reguladores de Caudal
Aqui encontramos um conjunto de soluções que podem ajudar a reduzir o consumo de água e energia sem afetar o conforto e funcionalidade, seja nos duches, na cozinha ou até mesmo a lavar as mãos.
Começamos pelos redutores e reguladores de caudal. Os redutores de caudal reduzem a quantidade de água que sai na torneira através da mistura de ar na água e os reguladores de caudal (mais indicados para o setor hoteleiro) asseguram que o caudal de água é sempre o mesmo, independentemente da pressão disponível, através de um o-ring reativo à pressão da água.
Esta é sem dúvida mais uma das soluções amigas do ambiente, pois a redução no consumo de água e energia podem chegar aos 60%. Além disso é extremamente barata e de fácil aplicação, não interferindo com a estética.

3 – Soluções de poupança de água e energia nas torneiras
Atualmente, existem torneiras e chuveiros já com integração de sistemas económicos e ecológicos, como, por exemplo, cartuchos com discos cerâmicos fechados, que exercem uma pequena resistência durante a abertura do manípulo, obrigando a uma abertura total em dois passos, ou seja, no primeiro passo a torneira abre apenas com 50% do caudal disponível. Igualmente económicas são as torneiras temporizadas (acionadas por um botão, com um tempo pré-definido) ou com sensor (acionadas por sensor de movimento).
Alem destas soluções, existem ainda as torneiras termostáticas que ajudam a evitar desperdícios de energia, pois garantem a mesmas temperatura e caudal durante todo o banho, sendo o controlo feito na própria torneira e não pelo sistema tradicional de mistura manual de água que, por vezes, provoca situações desagradáveis de diminuição de caudal e de temperatura bruscas.

4 – Descarga dupla nos autoclismos
Hoje em dia, embora seja já muito comum, mas nunca é demais relembrar esta solução específica, os mecanismos de dupla descarga permitem reduzir o consumo de água ao possibilitarem descargas parciais ou completas do autoclismo, aquando do uso da sanita. Além deste botão de descarga dupla, os próprios autoclismos, atualmente, têm capacidades mais reduzidas, comparativamente com os existentes no passado. Na verdade, estas soluções só são realmente viáveis quando utilizadas em sanitas preparadas para este tipo de descargas. É, por isso, importante assegurar a solução completa.

5 – Separadores de Gordura e hidrocarbonetos
Estas são duas soluções extremamente importantes para evitar a poluição das águas residuais, dos solos e consequentemente das águas subterrâneas. Constituem sistemas que permitem a filtragem das águas, por exemplo em parques de estacionamento (separadores de hidrocarbonetos) ou cozinhas de restaurantes (separadores de gordura), assegurando que as águas residuais chegam às ETAR sem gorduras e as pluviais chegam aos solos sem substâncias poluentes, tais como óleos.