Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

Fórum Sanitop reuniu 1500 profissionais na Batalha para conhecer últimas novidades e debater a sustentabilidade, transição energética e a digitalização

Fórum Sanitop reuniu 1500 profissionais na Batalha para conhecer últimas novidades e debater a sustentabilidade, transição energética e a digitalização

O Fórum Sanitop teve um motivo acrescido de interesse, com a comemoração das três décadas de atividade do grupo, sendo que, por isso, o tema de destaque foi “30 anos, juntos, por um futuro melhor”.

A edição do Fórum Sanitop - empresa líder de mercado no setor da Distribuição de Sistemas Sanitários e de Climatização – realizou-se no dia 29 de setembro, na Exposalão, Batalha, reunindo 1500 profissionais, entre fabricantes e parceiros clientes.

O evento anual, que nesta edição deste ano contou com a presença de mais de 70 expositores, nacionais e estrangeiros, que apresentaram as mais recentes soluções e novidades neste setor – tanto nos segmentos da Climatização e Ar Condicionado, Material Elétrico e Sistemas Sanitários - contou também com a realização de várias palestras e sessões temáticas em que o grande enfoque foi a sustentabilidade, transição energética e a digitalização.

Reconhecido pelos profissionais do setor como um evento de referência - que permite estabelecer a ponte entre clientes, fabricantes e parceiros, para além da sua equipa de colaboradores – o Fórum Sanitop teve um motivo acrescido de interesse com a comemoração das três décadas de atividade do grupo, sendo que, por isso, o tema de destaque foi “30 anos, juntos, por um futuro melhor”.

Johan Stevens, Diretor Geral da Sanitop destaca: “Em 30 anos são muitos os momentos que nos marcaram. Obviamente, para mim e para a minha mulher Elisa, que juntos criamos a Sanitop, contratar o primeiro colaborador e talvez a abertura da primeira loja são dois marcos que nunca esqueceremos. Depois, alargar a empresa a Lisboa (e mais tarde a todo o país) foi outro marco que se seguiu de um caminho muito enriquecedor. Mais tarde, diria que a formação a clientes, que permitiu a criação da Academia Sanitop, é outro dos marcos que nos orgulha. Não menos importante foi a criação do Fórum Sanitop, que se realiza desde 2006, e ao longo dos anos tem sido uma oportunidade para partilhar ideias inovadoras, junto também dos profissionais de instalação e de projeto”.

 

Miguel Muñoz: “a tecnologia está a mudar o mundo”

Um dos pontos altos do evento foi a intervenção de Miguel Muñoz Duarte, professor de empreendedorismo na Universidade Nova SBE, que se debruçou sobre a Inteligência Artificial, deixando o alerta aos profissionais presentes de que a “a tecnologia está a mudar o mundo e já está cá em Portugal. Está nas nossas mãos fazer esta mudança”.

Numa apresentação interativa e com um discurso emotivo, Miguel Muñoz Duarte avisa que a transformação digital não é fácil para as PMS. “Não é fácil, não é rápida e não é barata. As empresas continuam a utilizar muito papel, muito Excel, com pouca eficiência”. Contudo, “o futuro das PMEs passa pelas nossas mãos, pela tecnologia”.

Na opinião de Miguel Muñoz, a solução é utilizar o sistema No Code, um dos modelos simplificados da Inteligência Artificial. É um sistema intuitivo, que coloca nas mãos de quem o utiliza as soluções. É mais rápido de aprender e permite conjugar várias plataformas, para gerir obras e clientes e páginas de vendas automáticas”.

 

Presentes várias marcas de referência

No Fórum Sanitop 2023 estiveram presentes vários fabricantes, representando marcas nacionais e internacionais de referência neste setor, em diferentes áreas de produto como Sistemas de Instalação, Climatização, Energias Renováveis e Ventilação, Sanitários, Piscinas e Tratamento de Águas, Indústria, etc.

O evento contou também com a presença de algumas marcas que foram novidade para os clientes da Sanitop, em áreas dedicadas ao Fotovoltaico, Piscinas e uma área específica para o Material Elétrico, uma aposta feita este ano e que vai ser reforçada no futuro.

“Este ano tivemos muitas novidades dos nossos parceiros, a serem apresentadas durante o evento, quer nos seus stands, quer em sessões de apresentação, que tiveram uma grande preocupação e enfoque na eficiência energética e hídrica, cada vez mais importantes para os nossos clientes”, refere Johan Stevens.

Acrescenta: “A Sanitop procurou desde sempre parcerias com marcas que apresentam soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, que permitam proporcionar uma gama cada vez mais alargada de soluções, que são sempre destacadas no Fórum Sanitop”.