Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

Ecodesign em equipamentos a biomassa: uma obrigatoriedade em 2022

Ecodesign em equipamentos a biomassa: uma obrigatoriedade em 2022

A lenha e os pellets são indiscutivelmente os recursos para aquecimento mais ecológicos. Renováveis, eles têm um impacto consideravelmente neutro nas emissões de CO2 na atmosfera, permitindo uma redução desse impacto de aproximadamente 95% quando comparados com os combustíveis fósseis, como o gás ou o gasóleo, por exemplo. Além disso, a sua produção resulta no benefício da limpeza das matas e da consequente renovação florestal. Este são ainda recursos que têm forte impacto na economia local e o seu custo de transporte e também muito inferior.

No entanto, quando utilizados em equipamentos obsoletos, estas vantagens podem estar comprometidas, correndo-se o risco de ter um impacto negativo na qualidade do ar.

E é neste sentido que surge o Ecodesign.

O ECODESIGN é a norma europeia que define os requisitos de fabrico para os produtos de combustível sólido utilizados para aquecimento, que entrou em vigor em Outubro de 2016 e tornar-se-á obrigatória a partir de 01 de Janeiro de 2022.

Ela surge baseada em aspetos identificados como importantes para o meio ambiente, de forma a disponibilizar uma compra mais consciente aos consumidores finais.

O ECODESIGN baseia-se essencialmente em dois aspetos fundamentais: 1. A eficiência Energética; 2. As emissões de partículas (PM), compostos orgânicos gasosos (OGC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogénio (NOx).

Com a entrada no novo ano, nenhum fabricante poderá fabricar e/ou comercializar produtos que não estejam de acordo com esta norma. É agora momento de fazer boas escolhas para quem procura agora uma destas soluções ou quer modernizar a que já tem.