Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

Dia mundial da Água – Dicas de poupança, tratamento e recuperação

Dia mundial da Água – Dicas de poupança, tratamento e recuperação

Hoje é dia mundial da Água. Um dia importante para relembrar a importância deste recurso essencial na nossa vida. Vamos procurar perceber a utilidade e importância de soluções de poupança, tratamento e recuperação de água.

Diariamente, utilizamos água, muitas vezes sem pensar na quantidade e nas consequências do seu consumo excessivo e respetivo desperdício. Para evitar esta situação podemos recorrer, por exemplo, a redutores e reguladores de caudal. Mas o que são e quais as diferenças?

Redutores e reguladores de caudal
Os redutores de caudal permitem a diminuição da quantidade de água que sai na torneira através da mistura de ar na água.

Os reguladores de caudal, que são mais indicados para o setor hoteleiro, asseguram que o caudal de água é sempre o mesmo, independentemente da pressão disponível, através de um o-ring reativo à pressão de água.

As soluções Neoperl, por exemplo, são uma a opção ideal para reduzir os consumos de água sem afetar o conforto e funcionalidade nos duches, na cozinha ou até mesmo a lavar as mãos.

Tratamento de água – uma solução cada vez mais necessária
Sabia que existem sistemas para tratamento de água que pode colocar, por exemplo, na sua torneira da cozinha e usufruir de uma água com mais qualidade e sem sabor?

A Cilit, do grupo BWT, tem uma gama alargada de soluções nesta área, nomeadamente:

  1. 1. Descalcificadores, que permitem eliminar o calcário presente na água;
  2. 2. Filtros de água: eliminam todas as impurezas presentes na água;
  3. 3. Equipamentos para tratamento de água em circuitos fechados de climatização, que vão proteger todos os equipamentos, prevenir avarias e reduzir os consumos, ao eliminar, por exemplo, o calcário, das tubagens e em todo o circuito;
  4. 4. Equipamentos de dosagem automática anti incrustações, indicados para equipamentos domésticos, como por exemplo, uma caldeira ou frigorífico;
  5. 5. Tratamento e enriquecimento de água para consumo: filtram a água e eliminam odores e sabores.


Neste último ponto, a novidade de 2017/2018 é o Aqadrink, um filtro doméstico que mineraliza a água com Magnésio, mineral com imensos benefícios para a saúde e bem-estar.

Aproveitamento de águas cinzentas ou da chuva
Outra solução poderá ainda passar pelo aproveitamento da águas da chuva ou até mesmo da banheira ou lavatório, por exemplo, armazenando-as em depósitos e reutilizá-las em sistemas de rega, sanitas e/ou lavagem de terraços.