Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

3 opções para conseguir um aquecimento mais eficiente e ecológico

3 opções para conseguir um aquecimento mais eficiente e ecológico

Com a chegada do inverno, os consumos para climatizar as habitações sobem exponencialmente. A necessidade de aquecer a casa leva, em grande parte dos casos, à duplicação dos consumos e do valor das faturas energéticas. Felizmente existem soluções que conseguem, simultaneamente, climatizar os diversos espaços de forma eficiente e, ao mesmo tempo, ser amigas do ambiente e até mais económicas.

Se optarmos pelo recurso a energias renováveis, como a biomassa ou a energia solar, ao invés de energias cujo recurso são os combustíveis fósseis, altamente poluentes, a nossa pegada ecológica irá, irremediavelmente, ser muito menor.

Deixamos, então, 3 sugestões para o conseguir:

  • Soluções a pellets
    Se precisa de substituir ou instalar um sistema de aquecimento na sua casa, deverá considerar uma solução a pellets. Os pellets de madeira para aquecimento são granulados cilíndricos provenientes de restos florestais ou de serrações, tratados industrialmente, compactados e secos para combustão. Por cada tonelada, contêm uma energia calorífica que pode atingir os 4,8 MWh. Este é um recurso neutro em CO2, sendo, por isso, um meio de aquecimento ecológico.
    Existem diversos equipamentos que permitem o aproveitamento deste recurso para aquecimento das habitações e de águas sanitárias. Recuperadores de calor, salamandras e caldeiras são exemplos que oferecem rendimentos extraordinários. Além disso, atualmente, a oferta é tão vasta, seja a nível de design, cores e dimensões, que facilmente se enquadrará com a decoração e espaço de qualquer habitação.
    Com a evolução tecnológica, estes equipamentos têm cada vez mais funcionalidades, permitindo atualmente a pré-programação ou até mesmo um controlo através de smartphone.

  • Bombas de calor
    A tecnologia das bombas de calor é dos sistemas mais eficientes e completos. Utiliza como fonte de energia o calor extraído do ar exterior e, por isso, acaba por utilizar muito menos energia para manter o nível de conforto pretendido. A bomba pode facilmente extrair 65% a 80% da sua energia do ambiente, sendo o resto proveniente da rede.
    Este é um sistema completo, dado que permite o aquecimento das habitações no inverno, o arrefecimento no verão, o aquecimento de águas sanitárias e ainda o aquecimento de piscinas.
    As emissões de CO2 deste sistema são também muito menores do que as de um sistema de aquecimento convencional. E se ligarmos a bomba de calor a painéis solares, vamos obter um aquecimento de forma 100% ecológica.

  • Energia Solar
    Brilha, ilumina e aquece. Sem dúvida, a melhor fonte de energia natural. O sol pode, sem grande complexidade técnica, funcionar como fornecedor de energia ou calor. Basta utilizar painéis e alguns equipamentos complementares. Tudo isto com o melhor balanço energético e ambiental possível: zero emissões de poluentes.
    A questão ambiental é cada vez mais importante. Portugal é um dos países da Europa com mais exposição e horas de sol. Por isso, a energia solar é das melhores opções no que respeita à eficiência energética e ambiente. Substituir o recurso a combustíveis fósseis (poluentes e limitados) por energias renováveis é cada vez mais imperioso.
    Nesta área podem encontrar-se 2 tipos de soluções. Por um lado, pode fazer-se o aproveitamento de energia solar para produção de energia elétrica, através do recurso a sistemas solares fotovoltaicos, podendo ainda acoplar a estes sistemas baterias, que vão permitir armazenar a energia produzida durante o dia, para suprir os consumos durante a noite.
    Outra das opções é o aproveitamento da energia solar para produção de calor, que resultará no aquecimento das águas sanitárias. Falamos aqui, por exemplo, de um sistema termossifão que, com um investimento reduzido, oferece poupanças que podem ascender os 80%.