TRATAMENTO DE ÁGUA DA PISCINA
ELIMINAR O DESPERDICIO E OBTER UMA ÁGUA SEMPRE PURA
Sendo a água um bem cada vez mais escasso e de forma a minimizar o seu desperdício na sua utilização em piscinas, o correto tratamento da água é crucial. E são imensas as soluções nesta área. Elas vão desde a utilização de produtos químicos para o tratamento das águas (que podem ser aplicados manual ou automaticamente) a sistemas que permitem a recirculação permanente da água das piscinas.
Produtos Químicos
A água, ainda que esteja clara e transparente, contém microrganismos que devem ser eliminados mediante uma correta desinfeção. Uma parte do cloro que se adiciona é consumida na destruição dos contaminantes. O resto permanece como cloro residual, preparado para atuar contra os novos contaminantes que se introduzem através do vento, banhistas, etc. Este resíduo de desinfetante denomina-se cloro residual livre.
Além do cloro, existem diversos produtos químicos que permitem obter uma água limpa e saudável para a utilização pelos banhistas. A aplicação destes produtos pode ser feita manual ou automaticamente.
Regulação e dosagem
Existem hoje diversos equipamentos que permitem a manutenção da água da piscina de forma automática, nomeadamente através da geração de cloro dentro da água da piscina à base do sal (Electrólise de sal) ou da geração de ozono (Ozonização) , um poderoso oxidante, altamente eficaz e cada vez mais utilizado para desinfetar a água de piscinas.