Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

10 Soluções amigas do ambiente

10 Soluções amigas do ambiente

Hoje, 05 de Junho, assinala-se o dia do ambiente. Sendo esta uma das preocupações da Sanitop, fomos tentar descobrir 10 soluções que garantam eficiência e, ao mesmo tempo, a certeza de que são amigas do ambiente.

1 - Lenha
A lenha é desde há milhares de anos o combustível de biomassa mais conhecido e utilizado para diversos fins, nomeadamente como fonte de climatização. Atualmente existem sistemas muito eficientes, com rendimentos energéticos muito elevados, de baixo consumo e, por isso, muito económicos, que permitem o aproveitamento deste recurso para o aquecimento das habitações, oferecendo um conforto extraordinário. Estamos a falar de soluções como recuperadores de calor, salamandras e caldeiras.

2 - Pellets
Atualmente, quando se fala em biomassa, é recorrente associar-se aos pellets. Os pellets de madeira para aquecimento são granulados cilíndricos com 6 a 8 mm de diâmetro e 10 a 40 mm de comprimento, provenientes de restos florestais ou de serrações, tratados industrialmente, compactados e secos para combustão. Por cada tonelada, contêm uma energia calorífica que pode atingir os 4,8 MWh.

Mais limpo e menos poluente, os pellets garantem uma emissão reduzida de compostos químicos e orgânicos, sendo ainda uma solução extremamente económica e de fácil armazenamento. Devido ao tratamento na sua transformação, a humidade dos pellets é extremamente reduzida, diminuindo assim a emissão de fumos.

Existem diversos equipamentos que permitem o aproveitamento deste recurso para aquecimento das habitações, nomeadamente recuperadores de calor, salamandras e caldeiras.

3 - Sistemas Solares Térmicos
Num país como Portugal, um dos países da Europa com mais exposição e horas de sol, a energia solar é das melhores alternativas. Como fonte de energia natural, não há igual. O sol pode funcionar como fornecedor de energia ou calor sem grande complexidade técnica. Basta utilizar painéis e equipamentos complementares de última geração. Tudo isto com o melhor balanço energético e ambiental possível: zero emissões de poluentes.

Num sistema solar térmico, a superfície do painel solar transforma a luz solar em calor aproveitável. E aqui, podemos encontrar duas opções distintas: este calor é absorvido pelo líquido solar que se encontra dentro do painel que, ao aquecer, circula em circuito fechado (sistema termossifão) ou é transportado com a ajuda de uma bomba através de tubos devidamente isolados, até um depósito de água quente (sistema forçado).

O termossifão é mais comum em moradias unifamiliares devido ao seu baixo custo e por não ocupar espaço no interior da habitação. Nos sistemas de circulação forçada, o acumulador é instalado no interior da habitação, sendo, por isso, mais eficiente, visto ter um índice de perdas térmicas inferior, além de ser um sistema de circulação controlada.

4 - Sistemas Solares Fotovoltaicos
O princípio aqui é muito semelhante ao anterior, contudo, por efeito fotovoltaico, a energia contida na luz do sol é convertida em energia elétrica. A própria composição da palavra nos explica o que acontece: “foto” significa “produzido pela luz”, e o sufixo “voltaico” descreve a “eletricidade produzida por uma reação química”.

Hoje em dia, a maioria dos equipamentos que utilizamos são elétricos. O consumo de eletricidade tem, por isso, vindo a crescer e a procura de alternativas torna-se imperativa. O recurso a sistemas de aproveitamento de energia solar para autoconsumo resultam por isso numa poupança ao nível ambiental e, igualmente importante, na fatura da eletricidade.

Nesta área encontramos 2 tipos soluções: as de autoconsumo instantâneo residenciais, que são aquelas onde, tal como o nome indica, a energia é produzida no mesmo local onde é consumida, sendo, por isso, indicadas para habitações onde se verifiquem consumos de energia elétrica durante todo o dia, conseguindo suprir grande parte dos consumos habituais (Ar condicionado, Frigorífico, etc.), sendo que o remanescente será consumido da rede pública; por outro lado, existem também opções híbridas, que permitem a acoplação de outras fontes de energia e, mais importante, de baterias, que vão permitir a reserva de energia para os consumos noturnos ou para quando não há sol.

5 - Bombas de Calor
As bombas de calor utilizam como fonte de energia o calor extraído do ar exterior, diminuindo assim o consumo de energia para manter o nível de conforto pretendido. Conseguem dar resposta a diversas necessidades numa casa, pois permitem, não só o aquecimento da habitação no inverno, como também o arrefecimento no verão, o aquecimento de águas sanitárias e ainda o aquecimento de piscinas.

Este é atualmente o sistema mais eficiente para uma habitação, pois permite a produção de calor com baixos custos de eletricidade, estando também preparada para sistemas de refrigeração, podendo combinar-se com múltiplas soluções. Além de tudo isto, esta é uma solução que exige pouca manutenção.

Nesta área existe ainda uma solução mais compacta e exclusiva para as águas quentes sanitárias, incorporada num termoacumulador, com capacidades entre os 100 e os 300 litros.

6 - Equipamentos de regulação e controlo para sistemas de climatização
Falamos aqui das Smart Homeou Smart App. Ou seja, a possibilidade de gestão e controlo dos equipamentos e dos consumos dos mesmos, nomeadamente no aquecimento e/ou refrigeração de uma habitação.

Esta é uma solução que, ao permitir acompanhar os consumos e gerir, por exemplo, os horários para ligar e desligar determinados equipamentos e definir as temperaturas desejadas, com a possibilidade de diferenciar a mesma por divisão, vai permitir também gerir a poupança na fatura energética mensal e, da mesma forma, reduzir o impacto no meio ambiente.

7 - Tratamento de Água
A água é um bem cada vez mais escasso. A utilização de sistemas que nos permitam o consumo da água que chega a nossas casas começa, por isso, a ganhar importância.

Estamos aqui a falar de filtros domésticos que podem ser utilizados não só em água para consumo humano, como também em equipamentos, como por exemplo a máquina da roupa ou da louça, ajudando a prolongar o seu tempo de vida e a evitar avarias provocadas pelo calcário ou outros minerais ou detritos presentes na água.

Nos filtros domésticos para água para consumo humano existem atualmente várias opções, inclusive uma solução que, além de filtrar, enriquece a água com magnésio, mineral com diversos benefícios para a saúde.

Ao recorrer a este tipo de soluções estamos também a diminuir o consumo de água engarrafada que, mesmo sendo armazenada em materiais recicláveis, como é o caso do plástico, provocam uma elevada poluição.

8 - Redutores e Reguladores de Caudal
Aqui encontramos um conjunto de soluções que podem ajudar a reduzir o consumo de água e energia sem afetar o conforto e funcionalidade, seja nos duches, na cozinha ou até mesmo a lavar as mãos.

Começamos pelos redutores e reguladores de caudal. Os redutores de caudal reduzem a quantidade de água que sai na torneira através da mistura de ar na água e os reguladores de caudal (mais indicados para o setor hoteleiro) asseguram que o caudal de água é sempre o mesmo, independentemente da pressão disponível, através de um o-ring reativo à pressão da água.

Esta é sem dúvida mais uma das soluções amigas do ambiente, pois a redução no consumo de água e energia podem chegar aos 60%. Além disso é extremamente barata e de fácil aplicação, não interferindo com a estética.

9 - Soluções de poupança de água e energia nas torneiras
Atualmente, existem torneiras e chuveiros já com integração de sistemas económicos e ecológicos, como, por exemplo, cartuchos com discos cerâmicos fechados, que exercem uma pequena resistência durante a abertura do manípulo, obrigando a uma abertura total em dois passos, ou seja, no primeiro passo a torneira abre apenas com 50% do caudal disponível. Igualmente económicas são as torneiras temporizadas (acionadas por um botão, com um tempo pré-definido) ou com sensor (acionadas por sensor de movimento).

Além destas soluções, existem ainda as torneiras termostáticas que ajudam a evitar desperdícios de energia, pois garantem a mesmas temperatura e caudal durante todo o banho, sendo o controlo feito na própria torneira e não pelo sistema tradicional de mistura manual de água que, por vezes, provoca situações desagradáveis de diminuição de caudal e de temperatura bruscas.

10 - Descarga dupla nos autoclismos
Hoje em dia, embora seja já muito comum, mas nunca é demais relembrar esta solução específica, os mecanismos de dupla descarga permitem reduzir o consumo de água ao possibilitarem descargas parciais ou completas do autoclismo, aquando do uso da sanita. Além deste botão de descarga dupla, os próprios autoclismos, atualmente, têm capacidades mais reduzidas, comparativamente com os existentes no passado. Na verdade, estas soluções só são realmente viáveis quando utilizadas em sanitas preparadas para este tipo de descargas. É, por isso, importante assegurar a solução completa.