Sanitop - Material Sanitário, Lda

Notícias Sanitop

Criar Etiquetas Energéticas para Sistemas de Climatização em 3 Passos Simples

Criar Etiquetas Energéticas para Sistemas de Climatização em 3 Passos Simples

Procura etiquetas energéticas para certificação de sistemas de climatização? Precisa de certificação de sistemas de climatização para participar no programa de fundo ambiental, Edifícios + Sustentáveis? A Sanitop tem o que precisa, através desta ferramenta, que lhe permite criar etiquetas energéticas para climatização, em poucos passos, de forma simples e rápida.

Etiquetas energéticas para o programa Edifícios + Sustentáveis

Uma das exigências para participar no programa Edifícios + Sustentáveis é a etiqueta energética de sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias (AQS) que utilizem fontes renováveis. A ferramenta da Sanitop permite gerar esta etiqueta em três simples passos:

No primeiro passo escolhe o tipo de solução ou de instalação, no segundo seleciona o(s) modelo(s) dos aparelho(s), e no último passo indica-nos os contactos para que possamos enviar a etiqueta energética. E já está!

O que é a etiqueta energética?

Já todos vimos etiquetas energéticas em lojas de eletrodomésticos e de climatização, mas sabemos realmente para que servem? A etiqueta energética serve para informar os consumidores acerca dos gastos energéticos e da eficiência energética de equipamentos elétricos, de climatização e de aquecimento de águas sanitárias, para que os consumidores possam saber o impacto de utilização dos aparelhos na fatura da luz e no ambiente, e tomar decisões de compra mais acertadas.

As etiquetas energéticas são obrigatórias e têm de estar junto ao equipamento em questão (fisicamente ou online).

Que classes existem atualmente nas etiquetas energéticas?

Desde 26 de setembro de 2017 que as etiquetas energéticas apresentam sete classes energéticas, de D a A+++.

Após esta data, também os sistemas de climatização e de aquecimento de água passaram a ter sete classes, entre F e A+.

Que tipos de etiquetas e certificados energéticos existem?

Existem três tipos de etiquetas energéticas, a etiqueta energética de equipamentos elétricos, a etiqueta energética de sistemas de climatização e de AQS e o certificado energético de edifícios.

Legalmente, que produtos estão abrangidos pela etiquetagem de aquecimento?

De acordo com o Regulamento Delegado 811/2013, as etiquetas energéticas são obrigatórias para equipamentos de aquecimento com uma potência calorífica de  ≤ 70 kW, sistemas de aquecedor de ambiente ≤ 70 kW, dispositivo de controlo de temperatura e dispositivo solar e sistemas de aquecedor combinado ≤ 70 kW, dispositivo de controlo de temperatura e dispositivo solar e, de acordo com o Regulamento Delegado 812/2013 para, aquecedores de água com uma potência térmica nominal ≤ 70 kW, reservatórios de água quente com um volume útil ≤ 500 litros e sistemas de aquecedor de água de potência ≤ 70 kW e dispositivo solar, respetivamente.

Essencialmente, a etiqueta energética é necessária para caldeiras, bombas de calor, sistemas de aquecimento elétrico, a gás ou a gasóleo (LOT 1), esquentadores, termoacumuladores elétricos, bombas de calor para águas aquecidas, depósitos e sistemas solares (LOT 2).

As etiquetas energéticas são também obrigatórias em soluções de aquecimento constituídas por aquecedores convencionais ou por sistemas solares térmicos, ou por equipamento de controlo de temperatura, baseado em sistemas de aquecimento ambiente, que devem apresentar a classe energética integral do sistema.

Mais informação no site da Direção Geral de Energia e Geologia ou no site da União Europeia.

Etiquetas energéticas de soluções de climatização e de sistemas de aquecimento de águas domésticas

Ao contrário das etiquetas energéticas de eletrodomésticos, que se referem apenas a um equipamento, as etiquetas energéticas de soluções de climatização e de soluções de aquecimento de águas domésticas, têm em conta todo o sistema.

A partir de setembro de 2015, a etiquetagem deste tipo de sistemas passou a ser obrigatória para fabricantes, fornecedores e instaladores. As etiquetas energéticas dos equipamentos individuais de aquecimento são da responsabilidade do fabricante, mas a etiquetagem energética de sistemas mistos fica a cargo do instalador, de acordo com as características de todo o sistema, desde a unidade central de aquecimento, ao reservatório de águas, passando pelas respetivas tubagens.

A etiqueta energética do sistema de aquecimento permite também ao consumidor decidir pela solução mais eficaz para a sua habitação, através da avaliação de cada um dos sistemas. O instalador tem um papel preponderante na recomendação do melhor sistema de climatização ou de aquecimento de águas residuais para o consumidor.

O que é a certificação energética de edifícios?

A certificação energética de edifícios é a avaliação da eficiência energética de imóveis efetuada por profissionais habilitados, para fins de construção, venda ou arrendamento, através das características de construção do edifício, dos consumos de energia para a sua climatização e para aquecimento de águas domésticas, exposição solar, orientação e isolamento. Atualmente, os certificados energéticos utilizam uma escala que vai de A+ (bastante eficiente) a F (pouco eficiente).

Os fatores que têm mais impacto na eficiência energética, e na respetiva classe, são a climatização e o aquecimento de águas sanitárias, pelo que os profissionais desta área, distribuidores e instaladores, desempenham um importante papel na eficácia dos edifícios.

A certificação energética pretende não só garantir a eficiência energética das habitações, mas também simplificar a informação dos vários eletrodomésticos e dos sistemas de climatização, para que os consumidores possam optar por soluções mais económicas, de acordo com o seu orçamento e o seu imóvel.

Tem dúvidas? Contacte a nossa equipa de peritos em etiquetagem energética.