Procura uma forma cómoda, rápida e económica de carregar o carro em casa, seja ela numa moradia ou num condomínio? Descubra aqui tudo sobre a Wallbox: a melhor solução para carregamento doméstico de veículos elétricos!
Aumento da procura do automóvel elétrico
A crescente preocupação com o ambiente, a escalada dos preços dos combustíveis e os incentivos do governo têm levado ao crescimento do número de carros elétricos em Portugal. Com isto, começa a procura por opções de carregamento mais cómodas e económicas. Não há dúvidas: carregar em casa é sempre a melhor opção!
Quais as vantagens de carregar o veículo elétrico em casa?
- Comodidade: carregar o carro durante a noite
- Poupança: é mais económico em comparação com as estações públicas de carregamento, principalmente com a tarifa energética bi-horária
- Os carregamentos são mais lentos, ideias para preservar a vida útil da bateria
- Pode conciliar com energias renováveis, obtendo uma fonte de energia limpa e amiga do ambiente.
Qual a melhor forma de carregar veículos elétricos em casa?
Praticamente todos os veículos elétricos trazem um cabo próprio para carregar a bateria numa tomada “normal” ligada à terra. Contudo, para um carregamento eficiente e seguro em casa, é recomendável instalar um carregador de veículo elétrico ou Wallbox.
O que é uma wallbox e quais as suas vantagens?
A wallbox é um carregador de veículos elétricos instalado na parede, que permite adaptar a energia da rede doméstica para disponibilizar uma maior quantidade de potência de carregamento para o veículo, fornecendo energia de maneira rápida e segura. As Wallbox não são todas iguais, podendo ter várias potências e vir ou não com cabo. Alguns modelos disponibilizam também aplicações próprias que permitem gerir e controlar os carregamentos através do smartphone.
Vantagens da wallbox:
- carregamento mais estável, rápido e otimizado
- mais segurança: evita sobrecargas e sobreaquecimento na rede elétrica
- maior controlo e gestão remota através de apps
O que é preciso para instalar uma wallbox em casa?
Para instalar uma wallbox em casa é preciso ter em conta as condições do edifício. Vejamos:
Instalação de wallbox em moradia
Quem vive numa moradia tem a vida mais facilitada para instalar um carregador de veículo elétrico, a única coisa que precisa garantir é que a capacidade de energia da residência seja suficiente para suportar o carregamento. Mesmo que não possua uma garagem própria, pode estacionar junto à casa e fazer chegar um cabo.
Instalação de wallbox em condomínio
Instalar carregadores de veículos elétricos em condomínios pode vir a requerer algumas burocracias, que serão maiores ou menores consoante a situação. Vejamos:
1. Condomínios sem garagem. Aqui não há mesmo solução e é impossível instalar uma wallbox.
2. Possuir uma garagem individual (box) ou um lugar reservado numa garagem coletiva, cuja eletricidade é alimentada pelo quadro elétrico do próprio apartamento. Aqui a solução é igual à de uma moradia, com uma diferença: é preciso cumprir os requisitos técnicos legais e solicitar autorização por escrito ao condomínio.
3. Dispor de um lugar numa garagem coletiva usando energia elétrica comum ao condomínio. Neste caso é necessário acordar com o condomínio e instalar um contador próprio para identificar o consumo e os custos associados por cada utilizador, para que os possa assumir. Também é possível instalar um posto de carregamento ligado à rede pública de mobilidade elétrica, restringindo o uso apenas a moradores com cartão, o que permite saber com exatidão os consumos de eletricidade de cada utilizador.
Como instalar uma wallbox e onde comprar?
Existem no mercado diversos modelos e várias empresas que disponibilizam carregadores de veículos elétricos. Certifique-se de escolher um modelo compatível com o veículo e com as suas necessidades. A Sanitop é um revendedor confiável, que garante a aquisição de um produto de qualidade, com garantia e suporte adequados.
Lembre-se também de procurar a orientação de profissionais qualificados para a instalação da wallbox, uma vez que esta deve ser feita obrigatoriamente por um eletricista certificado, garantindo as condições de segurança.