Sanitop - Material Sanitário, Lda

 

Ideias e Soluções


 

Ideias e Soluções - Sanitop
 
Transição energética é primordial! Como posso tornar a minha casa mais eficiente?

Transição energética é primordial! Como posso tornar a minha casa mais eficiente?

Desde que Al Gore assentou a sua candidatura com base na proteção do clima, muitos levantaram a voz em relação à poluição ambiental – como Greta Thunberg, associações ambientais e mesmo os estudantes mais jovens - cujos efeitos são, hoje, visíveis na forma de instabilidade ambiental, aumento da temperatura global, disrupção de ecossistemas, prometendo cenários cada vez mais nocivos.

A utilização de fontes de energia convencionais não só prejudica o ambiente e põe em causa o futuro, como é economicamente inviável, como pode ser comprovado, a título de exemplo, pela flutuação dos preços do gás natural e o constante aumento da fatura energética.

É, por isso, fulcral adotar medidas para reverter este processo e, pelo meio, poupar dinheiro. A melhor forma de começar com a revolução energética é no seio de nossa casa. Como indivíduos, há imensas adaptações que podemos implementar, algumas estruturais e outras bastante simples, de forma a ver uma mudança no mundo e na carteira.

O que podemos fazer, então, para que a nossa casa seja mais sustentável?

Construção do domicílio:

Se está a ponderar construir uma casa, pode tomar decisões inteligentes em vista à eficiência energética do seu futuro lar, sem influência substancial no seu orçamento. A utilização de materiais recentes que permitem um excelente isolamento térmico nas paredes, portas e janelas, ajudam a reter a temperatura interior da casa, salvaguardando gastos adicionais, seja em ar condicionado, material de combustão para recuperadores, ou outros mecanismos de regulação de temperatura.

A iluminação é outro ponto relevante: no caso de uma futura construção, aproveitar a luz natural é absolutamente fundamental no que se refere a poupança de energia. Uma casa naturalmente iluminada permite diminuir a utilização de luzes durante o dia. Mesmo em relação à iluminação artificial da casa, soluções como luzes LED ajustáveis não só gastam muito menos eletricidade, como têm muito mais durabilidade do que as suas antecessoras do mercado.

Produção de Energia:

Os painéis fotovoltaicos vieram revolucionar a produção de energia caseira. Com preços crescentemente mais acessíveis, bem como contratos proveitosos com fornecedores de energia, instalar painéis voltaicos não só diminui em grande parte a sua pegada ecológica, como pode mesmo reverter as posições financeiras: se produzir excedente de eletricidade, ou seja, mais do que o que consome, esta pode reverter para a rede geral. Assim, a instalação pode-se literalmente pagar a si própria.

Apesar de não ser tão prevalente como a opção dos painéis voltaicos, a tendência de obtenção de baterias de alto desempenho permitem armazenar a energia produzida, tornando a sua casa virtualmente autossustentável, imune inclusive a falhas de eletricidade na rede geral.

Por último, e ressalvando que a tecnologia é ainda recente, a opção de produção de energia por via eólica pode ser, dependendo da localização do seu domicílio, outra opção a ter em conta.

Sistemas Inteligentes de Poupança:

Termostatos que desativam automaticamente o ar condicionado quando a casa ou divisão está com a temperatura pretendida, sistemas de poupança de água como rega conta-gotas ou temporizadores para a rega da relva, sistemas de acumulação de dados que preveem a utilização comum das funcionalidades da casa e atuam com base nos mesmos para otimizar os gastos energéticos são todos fantásticos incrementos para promover um uso racional de recursos.

Associando esta tecnologia com eletrodomésticos eficientes, de acordo com as diretivas da UE, permite uma imensa poupança financeira e diminuição da pegada de carbono.

Outras opções mais específicas, como a compostagem, podem servir como uma forma de aplicar conceitos de economia circular e reaproveitar resíduos para o seu jardim.

Ventilação Mecânica com recuperação de energia

Um bom e correto sistema de climatização, aliado a um bom isolamento é muito importante para uma habitação mais eficiente. No entanto, é igualmente importante garantir uma boa qualidade do ar interior, evitando a ventilação convencional, que trará alterações na temperatura do mesmo.

Atualmente, existem sistemas de ventilação mecânica que, além de garantirem a renovação do ar, conseguem aproveitar energia presente no mesmo (calor ou frio), evitando oscilações de temperatura no interior da habitação e, desta forma, o funcionamento continuo do sistema de aquecimento ou refrigeração presente.

Como Otimizar a Minha Casa: 

Além de tudo o que foi referido, pequenos detalhes podem passar ao lado de uma avaliação energética, especialmente em casas mais antigas. Pequenas frestas em janelas e portas podem ser facilmente resolvidas, e a própria noção de como a casa é iluminada ao longo do dia pode ser usada para utilizar as divisões ao longo do dia sem uso de luz artificial. Aproveitar os períodos em que a energia é mais barata é outra solução que permite poupar na conta energética, com apenas alguns retoques na rotina diária.

Além disso, existem especialistas cujo trabalho diário é rever o mercado e as inovações em relação à sustentabilidade económica. Estes podem analisar o seu contexto e sugerir, mediante o seu orçamento, soluções que a médio-longo prazo permitirão uma poupança substancial de dinheiro, e uma consciência mais tranquila. 

Se precisar de suporte para saber quais as soluções mais eficientes para diferentes obras a Sanitop pode ajudar. Dispões de um gabinete técnico, gestores de produto especializados e formação. Se é um profissional, contacte-nos!