O último inverno foi especialmente húmido e com temperaturas acima do normal, o que resultou numa maior quantidade de vapor de água no ar. Esse vapor de água, quando acumulado no interior dos edifícios, condensa-se ao entrar em contacto com superfícies mais frias gerando humidade, especialmente junto a vigas, pilares, tetos e janelas.. Os bolores, fungos e bactérias que se geram neste processo prejudicam as estruturas dos edifícios e a qualidade do ar.
Como combater a humidade no interior das casas?
Se as casas mais antigas sofrem de problemas de humidade por não possuírem isolamento suficiente, as casas mais recentes, por seu lado, podem evidenciar os mesmos problemas por serem demasiado estanques e não beneficiarem de uma correta ventilação e renovação do ar.
Conclui-se, portanto, que o aquecimento e o isolamento das casas não são, por si só, suficientes para combater a humidade gerada. A solução passa, sem dúvida, por um bom sistema de ventilação para renovar interior.
Como deve ser feita a ventilação das casas?
A ventilação dos edifícios pode ser feita de duas maneiras distintas:
Ventilação natural
É feita manualmente, abrindo as janelas por pelo menos 1 ou 2 horas diariamente, de modo a fazer circular o ar no interior das habitações.
Ventilação Mecânica Controlada - VMC
Quando a ventilação natural não é suficiente para combater a humidade no interior das habitações a solução passa por um sistema de Ventilação Mecânica Controlada - VMC - com o objetivo de garantir a qualidade do ar das habitações e melhorar o seu conforto.
O que é uma VMC e como funciona este sistema?
A VMC é um sistema de ventilação para edifícios que funciona com recurso a condutas e ventiladores que garantem trocas de ar contínuas e autónomas, sem correntes de ar, permitindo a sua renovação dentro de um espaço fechado. Há dois tipos de ventilação mecânica controlada, que diferem na forma e no mecanismo de funcionamento. São eles:
VMC de Fluxo Simples
Neste sistema, a renovação é feita através da entrada direta de ar exterior - em salas e quartos - e da posterior extração - por outras condutas instaladas em divisões mais húmidas da casa, como casas de banho, cozinhas e lavandarias. Alguns equipamentos de VMC de fluxo simples, permitem ajustar automaticamente o caudal de renovação do ar em função da sua humidade. A principal vantagem desta solução é a simplicidade de instalação e de funcionamento, por não requerer um duplo sistema de condutas. Este é o método mais simples e barato de ventilar mecanicamente as casas.
VMC de Fluxo Duplo
No caso da ventilação de duplo fluxo, o sistema de condutas assegura as duas funções em simultâneo:exterior-interior e vice-versa. Este processo recorre a permutadores de alta eficiência que evitam que os dois tipos de ar - o que entra e o que sai - entrem em contacto entre si. A grande vantagem do fluxo duplo é a tecnologia eficiente, que aproveita a energia do ar quente do interior da habitação para aquecer o que entra a partir do exterior. Esta tecnologia permite medir e controlar o funcionamento do equipamento de ventilação mecânica à distância, através de uma APP.
Quais as vantagens da VMC?
A Ventilação Mecânica Controlada tem inúmeras vantagens, das quais podemos destacar:
- - Um ambiente interno mais saudável devido à redução da humidade e à renovação e purificação do ar no interior das habitações
- - Não põe em causa o desempenho energético do edifício
- - Tem dimensões compactas e de fácil integração numa despensa ou garagem
- - O kit VMC é de fácil instalação, perfeito para renovações e indicado para construções onde não é possível passar tubos
- - Os equipamentos são silenciosos
A Sanitop dispõe de sistemas de ventilação mecânica de fácil instalação e com equipamentos e condutas devidamente certificados. Venha conhecer as nossas soluções!