Sanitop - Material Sanitário, Lda

 

Ideias e Soluções


 

Ideias e Soluções - Sanitop
 
“Programa Trabalhos & Competências Verdes”: Acelerar a Transição Energética ao Criar Green-Jobs

“Programa Trabalhos & Competências Verdes”: Acelerar a Transição Energética ao Criar Green-Jobs

Com o início de um novo ano e a aplicação do Orçamento de Estado de 2023, o “Programa Trabalhos & Competências Verdes” surge como uma resposta a um problema ramificado que, pela sua complexidade, requer iniciativas inovadoras e que incorporem, em associativo, a componente ecológica e financeira.

Assim, este programa, publicado em Diário da República a 6 de Janeiro, pretende acelerar e incorporar novos projetos de formação em áreas como energias renováveis e eficiência energética, oferecidos tanto a indivíduos inscritos no IEFP como a trabalhadores que já exercitam na área, e cuja empresa se sente afetada pelos custos de energia ou motivada para criar as condições para uma transição energética sustentável.

Green Skills & Jobs

A variedade de competências necessárias, hoje em dia, no mercado, é extremamente elevada. Desde inspeção, assistência operacional, aconselhamento legal, especialistas em instalação e avaliação do mercado, existe um organograma hierárquico que é essencial para efetuar a transição energética.

A ideia, largamente ultrapassada, mas ainda assim alimentada por alguns sectores, de que a transição energética irá engolir uma porção significativa de empregos, tem-se provado explicitamente errada, e este programa, financiado pelo Estado e que oferece formações entre 25 a 350 horas, é um excelente exemplo de que, a nível governamental, existe a percepção de que o mercado precisa de uma injeção de novos profissionais com apetências mais adequadas.

O Que Irá Oferecer ao Estado

Assim, os Green Skills & Jobs irão funcionar triplamente como uma injeção de capital laboral especializadas no mercado energético português, uma resposta aos níveis de desemprego, ou risco de desemprego, e combustível para a transição energética que o país desesperadamente precisa.

Acresce que as pessoas passíveis de receber a formação são, estatisticamente, aquelas que mais dificilmente iriam conseguir entrar no mercado de trabalho: pessoas cujo sexo está largamente sub-representado na área ou desempregados sem o ensino obrigatório concluído, a título de exemplo. 

A Articulação do Programa com a ADENE e APREN

Para efeitos de uma assimilação efetiva da formação dentro do paradigma existente, o “Programa Trabalhos & Competências Verdes” aliar-se-á à ADENE- Agência para a Energia, bem como a APREN- Associação Portuguesa de Energias Renováveis.

Esta colaboração tem como objetivo formular formação que sejam de relevo para o mercado, e que produzam efetivamente competências de relevo que possam ser implementadas no mercado o mais depressa possível, trazendo eficiência laboral ao espaço da eficiência energética.

Outras entidades de formação podem associar-se ao Programa através, mediante o cumprimento dos standards estabelecidos pelo Estado, de forma a incorporar o regime de formação no seu plano de estudos.

Para mais contexto, nomeadamente sobre o início da formação, que entidades se podem candidatar, e outras informações relevantes, é interessante consultar o Programa na sua íntegra.

 

Com o início de um novo ano e a aplicação do Orçamento de Estado de 2023, o “Programa Trabalhos & Competências Verdes” pretende acelerar e incorporar novos projetos de formação em áreas como energias renováveis e eficiência energética. Saiba todos os detalhes aqui.