Sanitop - Material Sanitário, Lda

 

Ideias e Soluções


 

Ideias e Soluções - Sanitop
 
Aquecimento a pellets ainda é uma solução viável?

Aquecimento a pellets ainda é uma solução viável?

À medida que se torna incontornável a necessidade de diversificar as fontes de energia - abandonando assim as fontes de energia mais poluentes - novas soluções foram conquistando o mercado, justamente por oferecerem mais eficiência a menores preços, protegendo simultaneamente o ambiente.

Uma destas alternativas é a utilização de biomassa, pelo meio de pellets, para combustão em caldeiras ou recuperadores.

 

Como funciona o Aquecimento a Pellets?

Os Pellets, de forma bastante simples, são resíduos de madeira tratados de tal forma que, após serem reduzidos a pó, são comprimidos até atingirem o seu formato final – que toma a forma de pequenos cilindros, posteriormente introduzidos num recuperador ou caldeira desenhada para o efeito.

Assim, os pellets são um reaproveitamento inteligente de subprodutos da produção mobiliária, de papel, bem como da limpeza florestal, entre outras indústrias e fontes de madeira que seria de outra forma inutilizável.

São, assim, uma forma de reciclagem por via de biomassa para uso doméstico.

 

Quais são as vantagens da utilização de Pellets para aquecimento domiciliário?

1- São uma solução económica: O rendimento energético de recuperadores a Pellets é bastante superior ao da lenha comum. Este é explicado, por um lado, pela ausência de humidade e resinas contidas nos pellets em comparação à lenha comum e, por outro, pela combustão quase completa dos pellets: as cinzas resultantes serão entre 1 a 3% da massa inicial colocada no recuperador.

2 - Controlo das quantidades utilizadas: Como os pellets são combustíveis a um nível muito mais estável e controlado do que a lenha comum, é significativamente mais simples controlar a quantidade de material queimado. Se acrescentarmos a este facto a capacidade da maior parte dos recuperadores de regular a temperatura e configurar a ventilação pela casa, a estabilização da temperatura pode ser feita de forma semelhante ao ar condicionado.

3 -Ausência de fumo e cheiro: Qualquer consumidor de lenha saberá que um dos reveses da utilização de lenha comum é o fumo que polui a atmosfera da casa, e consequentemente o cheiro a queimado, principalmente quando se acende o lume ou se coloca lenha. Este problema, para os recuperadores a pellets, é inexistente. Com uma saída apropriado de dióxido de carbono, um recuperador a pellet pode aquecer uma casa, estabelecimento comercial, espaço de trabalho, etc., sem influenciar de forma negativa a qualidade do ar.

4 - Ignição dos Pellets: Em comparação com o processo de acender um recuperador comum, a ignição dos pellets é extremamente simples e intuitiva. O acendimento é automático, ao alcance de um botão. Acresce que o período de aquecimento através de um recuperador a pellets pode chegar até às 30 horas, mediante o que o utilizador configurar e lhe seja mais conveniente.

5 - Alternativa ecológica: Numa altura da sociedade global em que é imperativo conciliar a eficiência energética com responsabilidade ecológica, o aquecimento por via de recuperadores a pellets é um dos meios de aquecimento mais amigo dos ambientes, já que os índices de poluição são bastante reduzidos: não é incomum que a taxa de poluição seja menor que 1 grama por hora de CO2 libertado.

6 - Programável e automático: Atualmete, a tecnoloia associada às soluções a pellets , tem-nas tornado ainda mais apelativas. Estes equipamentos permitem a programação dos mesmos, para que tenha o ambiente aquecido sempre que necessita, além de terem funções automáticas associadas que garantem, por exemplo, a sua imprescindível limpeza, de forma a garantir uma maior durabilidade dos mesmos.

 

Quais as desvantagens da utilização de recuperadores a pellets?

1 - Distribuidores com produtos de baixa qualidade: A qualidade dos pellets, no geral, é mais relevante que o preço. Isto acontece porque, ao utilizar pellets de baixa qualidade, não só diminuirá o tempo útil de combustão e, por ora, o aquecimento proporcionado, como pode danificar o recuperador, diminuindo o seu tempo de vida útil. Devem utilizar-se empre pellets de qualidade certificada.

2 - Manutenção: Comparado a outros meios de aquecimento, a utilização de recuperadores a pellets implica algum nível de manutenção: obtenção dos pellets, inserção no recuperador e limpeza da cinza. Enquanto este esforço é assumidamente relativo, utilizadores habituados a formas de aquecimento mais imediatas poderão entrar em conflito com as novas rotinas de aquecimento do seu espaço.

 

Ainda vale a pena apostar em aquecimento por pellets?

A decisão de apostar nesta forma de aquecimento está sempre dependente de determinados fatores que devem ser decididos à priori pelo consumidor. Antes de tomar uma decisão, é importante reter informação sobre regras de segurança, contatar profissionais que possam fazer uma avaliação do espaço onde potencialmente será instalado o recuperador, de forma a verificar a validade da mesma e, posteriormente, compreender os trâmites da sua utilização e se esta se adapta ao ambiente do espaço e ao estilo de vida dos consumidores.

O aquecimento por via de pellets é uma opção popular nos dias de hoje, o que atesta sem grande margem de dúvida que continua a ser uma forma de aquecimento relevante e financeiramente vantajosa. Para quem adora a identidade e conforto de uma lareira, mas ressente a sujidade e odores associados, talvez o aquecimento por meio de pellets seja a solução que alia a eficácia com a estética. Outra das grande vantagem é a sua função de programação, que nos equipamentos a lenha não existe, que permite aquecer determinado ambiente antecipadamente.