Sanitop - Material Sanitário, Lda

Energia Solar


Energia Solar Renováveis - Sanitop

A energia solar é uma excelente opção para águas quentes sanitárias, podendo reduzir a fatura energética até aos 80%.


O sol é a maior fonte de energia renovável gratuita.
Com investimentos reduzidos, a utilização da energia solar permite poupar até 80% no aquecimento de águas sanitárias e até 30% no aquecimento da habitação.
Uma superfície de 4 a 6 m2 de coletores solares sobre o telhado é suficiente para produzir águas quentes sanitárias para uma vivenda unifamiliar.


O termossifão é utilizado especialmente em moradias unifamiliares devido ao seu baixo custo e por não ocupar espaço no interior da habitação. É indicado para o aquecimento de volumes de água até 300l.
Em dias de menor insolação o aquecimento de água é garantido por um sistema de apoio, uma resistência elétrica ou um esquentador.


Nos sistemas de circulação forçada, o acumulador é instalado no interior da habitação, permitindo reduzir perdas térmicas uma vez que deixa de estar em contacto com o ar frio. É mais agradável esteticamente porque deixa de ser necessário o depósito no telhado.
O apoio energético pode ser efetuado por um outro equipamento de aquecimento da água (recuperador de calor, caldeira ou esquentador).
É mais eficiente que o termossifão visto ter um sistema de circulação controlada.


As soluções de autoconsumo conseguem suprir grande parte dos consumos habituais, por exemplo de Ar condicionado ou Frigorífico, sendo que o remanescente injetado na rede pública.


Por outro lado, uma das mais promissoras formas de aproveitamento de energia solar passa pela conversão da energia contida na luz do sol, por efeito fotovoltaico, em energia elétrica, nomeadamente, no local onde será consumida.


As soluções de autoconsumo são ideais para habitações onde se verifiquem consumos de energia elétrica durante todo o dia, conseguindo suprir grande parte dos consumos habituais (Ar condicionado, Frigorífico, etc.), sendo que o remanescente será consumido da rede pública.


Com a nova legislação, que entrou em vigor a 19 de Janeiro de 2015, tornou-se mais fácil e económico ter acesso a soluções de aproveitamento de energia solar para consumo próprio. Atualmente, soluções até seis painéis fotovoltaicos (até 1500W) não necessitam de licença, ou seja, não tem que fazer qualquer registo. Nas instalações de 200W a 1500W, basta comunicar à DGEG - Direcção Geral de Energia e Geologia, não tendo qualquer tipo de custo. Meramente nos casos de produções anuais superiores a 1500W será necessário esse registo.


Vantagens: Energia Solar

Energia Solar Limpa
Sem Custos de Consumo
Não Necessita de Transporte
Painéis de Rendimentos Elevados


Folheto Fotovoltaico - Insuatherm

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Uma das mais promissoras formas de aproveitamento de energia solar.

Download do Catálogo


Energia Solar Térmica - Catálogo

ENERGIA SOLAR TÉRMICA

Brilha, ilumina e aquece: como fonte de energia natural, não há igual.

Download do Catálogo
Solar Térmico
Solar Fotovoltaico